quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Clube do Filme, por Leonardo Alexandre - Crítico de Cinema


Clube do Filme, por Leonardo Alexandrehttp://clubedofilmeleleo.blogspot.com/

Uni Escola Cinema cumpre sua função aproximando Universidade, escolas e comunidades com o rio de saberes



Rios de Saberes é um longa-metragem de 62 minutos, montado e produzido pelo Projeto de Extensão e de Educação Audiovisual Uni Escolas Cinema da Universidade do Estado do Pará - Campus Vigia, que, junto com o Instituto de Ciências da Educação e o Grupo de Pesquisa em Educação Rural da Amazônia - Geperuaz, ambos da Universidade Federal do Pará, traz a inserção documental da pesquisa latu sensu de Edel Moraes, Oscar Barros e Eduardo Campos sobre a Educação do Campo na Amazônia Ribeirinha no município de Curralinho, Ilha do Marajó.

O filme provoca o debate, como tema gerador, sobre o sistema de nucleação das escolas e o transporte escolar de crianças e jovens que moram/estudam "às margens" dos rios amazônicos; como temas transversais, traz o escalpelamento de jovens adolescentes, a deficiência auditiva causada pelos barulhos dos motores dos barcos, o baixo rendimento escolar dos alunos que passam horas se deslocando para a escola e volta pra casa, a evasão escolar, o enfraquecimento da participação dos pais no acompanhamento das atividades escolares dos filhos, a merenda escolar, a qualidade do transporte escolar, a qualificação dos profissionais [barqueiros e monitores] e o fechamento das escolas multisseriadas nas comunidades, entre outros assuntos como políticas públicas sobre a presença/ausência do/a estado/educação nos povoados A problemática é contextualizada nas vozes dos protagonistas envolvidos, entre educandos, educadores, gestores educacionais, pesquisadores, pais, e atores sociais que trabalham diretamente com essa demanda.

A pesquisa foi coordenada pelo Professor Dr Salomão Hage, que assina também a direção com o cineasta paraense Darcel Andrade, coordenador do Uni Escolas Cinema. Os dois, imprimem suas experiências como pesquisadores no filme, uma vez que Darcel Andrade é mestre em educação e dispõe de conhecimento em Antropologia Social, disciplina que concluiu como aluno especial do doutorado  pelo conceituado Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, o NAEA. Em visão ampliada, as imagens produzidas pela pesquisadora Edel Moraes foram aproveitadas para a concepção do filme, que adota uma narrativa dialógica entre os protagonistas que falam da pesquisa em ambiente e cenário peculiares da Amazônia. Na ficha técnica encontramos a habilidade de Sávio Palheta que trabalhou o tratamento das imagens  e  realizou a edição, sempre acompanhado pelo olhar atento dos diretores e pesquisadores.

O filme teve sua pré-estréia na XV Feira Pan-Amazônica do Livro em setembro de 2011, no Hangar Centro de Convenções do Pará, e foi muito bem recebido pelo público presente. Agora aguarda apoio para a produção das cópias e distribuição nas escolas, comunidades e instituições interessadas.