Com data de lançamento a ser definida ainda neste semestre, a convite da Professora e Pesquisadora Sônia Frias, o filme foi apresentado, neste dia 30 de abril, à turma de antropologia da Universidade em aula aberta pelo Professor e realizador Darcel Andrade, para perceber as primeras impressões de uma platéia acadêmica e verificar como o filme pode ser abordado em sala de aula, seus conteúdos geradores e transversais.
No roteiro, o pesquisador ouviu vozes de atores sociais imigrantes de Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Angola, Índia, China, Judeus, bem como portugueses com tradições ciganas e de 'origens transnacionais'; pesquisadores de diversas áreas das ciências sociais e políticas também foram ouvidos e formaram um mosaico de conteúdos em contraponto, deixando o filme mais rico e ritmado em sua narrativa.
A produção é do Uni Escolas Cinema, Projeto de Educação Audiovisual do qual Darcel Andrade é diretor e idealizador, e que leva o cinema independente às salas de aulas das universidades, escolas e comunidades em sessões cineclubistas. Após a sessão, o interesse pelo assunto gerou conteúdos pela percepção e abordagens dos presentes, dando a entender que é possível trabalhar o cinema em sala de aula, com planejamento e debate dos assuntos pertinentes à disciplina em questão. Foto: Uni Escolas Cinema