sábado, 21 de dezembro de 2013

Uni Escolas Cinema comemora suas atividades culturais de 2013

 É com muita honra e orgulho que aqui apresentamos  alguns registros de nossa festinha... feita com carinho para tod@s que gostam e acreditam em nosso humilde trabalho, na oportunidade em que o Uni Escolas Cênicas de Teatro e Cinema encerra o ano de 2013 com atividades culturais no Brasil e Europa, a exemplo de dois documentários, um em Lisboa, Portugal, "Cidadania às Avessas" e registros audiovisuais na comunidade de Cova da Moura com a antropóloga Claudia Vaz da Universidade de Lisboa, registros audiovisuais da Páscoa na aldeia Penela da Beira, Penedono, Portugal; documentário [em finalização] "Pelas Ruas de Paris", França; e outros em Berlim, Alemanha, "Ernani Chaves Além do Muro"; um livro acadêmico "Giovanni Gallo da Itália ao Marajó" e uma peça de teatro com texto de Nazareno Tourinho "A Loucura de Uma Atriz". Tudo com produção in-dependente e com apoio dessa grande equipe de realizadores. Merecemos!






























quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Texto inédito de Nazareno Tourinho


 

Uni Escolas Cênicas de Teatro e Cinema

realiza

A Loucura de Uma Atriz




                O Espetáculo A loucura de Uma Atriz traz para o palco a experiência  e talento de Luiza de Abreu. Por seu reconhecimento como atriz, foi presenteada pelo conceituado escritor e dramaturgo paraense Nazareno Tourinho com o texto, no desafio de montar e representar o referido espetáculo teatral. Junto ao Uni Escolas Cênicas de Teatro e Cinema, do qual faz parte, Luiza decidiu estrear o espetáculo no dia 6 de dezembro de 2013 como presente ao autor, o qual aniversaria neste dia, ampliando a curta temporada para os dias 7 e 8 do mesmo mês no Teatro Cuíra, em Belém do Pará, Brasil.

              A personagem é uma construção de sentidos que transitam no hibridismo entre a racionalidade e a loucura humana; esta última com economia da insensatez extremada dos conhecidos loucos e insanos pensamentos que ligam o homem a outros mundos, como os da incoerência material e dos arquétipos do mundo inteligível. O diálogo entre as consciências  vivenciadas é constante, e o que prevalece, somente o[a] espectador[a] pode definir o que é prioridade, após decifrar o perfil social e psicológico desta personalidade.   




Técnica
Texto: Nazareno Tourinho
Atriz: Luiza de Abreu

Direção e Arte: Darcel Andrade e Angela Do Céo
Cenografia: Marcia Waters
Iluminação: Sonia Lopes
Sonoplastia e engenharia de som: Ronaldo Bitencourt
 
Criação Figurino: Darcel Andrade
Confecção de Figurino: Ana Lúcia Ateliê
Projetos: Terezinha Lisieux
Stúdio Paulo Bordallo
Visagismo: Baety Magalhães
Apoio: Atores em Cena e Casa Sol Bijouteria
Estagiários: Eric e Gabi

SERVIÇO: Teatro Cuíra: Rua Riachuelo esquina com a 1º de Março, próximo à Presidente Vargas.
dias 6, 7 e 8 de dezembro, 20H. Climatizado com 100 confortáveis poltronas exclusivas!

                                                                                                                                                                                               

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

'Ernani Chaves Além do Muro' __ Memórias de um filósofo em uma Alemanha de mudanças

Arte capa DVD: Sávio Palheta

Documentário apresentado no lançaento do livro 'Michel Foucault e a Verdade Cínica' 
do pesquisador e escritor paraense Ernani Chaves

Aconteceu ontem, 05 de novembro, no Sesc Boulevard em Belém, a pré-estreia do primeiro tratamento do documentário ' Ernani Chaves Além do Muro', gravado em Berlim em janeiro deste ano, na oportunidade em que este filósofo brasileiro completa 25 anos de pesquisa Foucoaultiana na Europa e Brasil, dialogando com Walter Benjamim e Nietzsche. A sessão fez parte da programação de lançamento do livro 'Michel Foucault e a Verdade Cínica' com a participação de uma seleta plateia de pesquisadores, fãs e amigos do autor Ernani Chaves.

Ernani Chaves em Berlim, Alemanha.
O filme é um encontro de duas percepções que se complementam como pintura e moldura na harmonia de um diálogo entre o protagonista Ernani Chaves e o realizador Darcel Andrade. O primeiro é narratário que descreve Berlim a sete graus abaixo de zero e que serviu de cenário com seus personagens históricos na lembrança de filmes clássicos como 'Asas do Desejo', 'O Céu sobre Berlim' e outros, os quais revelam uma Alemanha de transformações, alvo do pensamento de filósofos contemporâneos e cineastas, sendo Wim Wenders um deles; o segundo é um realizador audacioso e aprendiz que brinca de fazer cinema com uma simples hand cam e consegue captar os nobres sentimentos do filósofo e sua relação afetiva com a cidade.


"No nono andar ficava a minha Universidade de Filosofia"

 O legal de tudo isso é que a brincadeira parece que deu certo. Temos um pequeno e significativo registro do Professor Ernani Chaves e mais um filme para colocarmos nas escolas e espaços educacionais que trabalham com conteúdos diferenciados e interdisciplinares. A Edição é de Savio Palheta. A Universidade Federal do Pará já anuncia outra agenda de lançamento do livro para o dia 19 de novembro, no Instituto de Ciências Humanas; dia 19 do mesmo mês acontece em São Paulo.


"O Céu Dividido, romance que virou filme, agora o título anuncia exposição no muro da galeria de artes"



Contribuição para Mobcid Laboratório de Antropologia. Universidade de Lisboa, Portugal.

CUMA __ 10 ANOS DE PESQUISAS NA AMAZÔNIA



24 de outubro · Editado

10 anos do grupo de pesquisa CULTURAS E MEMÓRIAS AMAZÔNICAS, venham conemorar conosco participando dos seminários, debates, discutindo questões diversas que envolvem a Amazônia!!
Curtir (desfazer) · · Seguir (desfazer) publicação · Compartilhar