segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Paca, tatu, cutia não, Juraci Siquira!" vira filme


O Poeta e escritor paraense Juraci Siqueira é homenageado na IV Feira do Livro da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Na homenagem, registrada em CAM digital, o Uni Escola Cinema faz a cobertura da presença de Juraci no meio das crianças da Educação Infantil da instituição.

As imagens ficaram tão especiais, não somente como memórias de um poeta e escritor que dedica sua literatura e alma à cultura e imaginário Amazônico, mas também em favor da educação. Tá na hora de fazermos um registro das investidas deste profissional nas escolas por onde passa deixando um pouco de seu talento e histórias contadas por ele mesmo. Rodas de crianças, professores, comunidades convidadas, todos se declinam para a simpicidade das palavras e gestos do homem-boto, como se define Siqueira, e se encantam com poemas e corações distribuídos.

Distribuidor de corações, recortes de papel de todoas as cores, o poeta faz sua performance e, ao mesmo tempo, divulga sua literatura, que já ocupa boa parte do cenário educacional nas escolas paraenses e amazônidas. A Escola de Aplicação, neste ano de 2011, escolheu a obra "Paca, tatu, cutia não" como recorte e instigou os alunos, crianças, a desenvolverem ações criadoras como desenho, pintura, teatro de bonecos, música e dança. Foi uma festa na escola com a presença dos responsáveis e a comunidade em geral.

À parte, o cineasta Darcel Andrade foi convidado a registrar essa memória e sugeriu a produção do curta-metragem "Paca, tatu, cutia não, Juraci Siqueira!", inspirado no tema da feira.  Com o aval dos diretores e  coordenadores, o filme já foi apresentado na XV Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém do Pará, onde Juraci Siqueira é figura de todos os anos. São dois formatos: um de longa duração para cotemplar quase todos os atores envolvidos; o outro é um curta-metragem de 15 min mais compacto, onde Juraci é o protagonista do início ao fim. Este último, pode ser trabalhado em sala de aula com tranquilidade, quando o assunto for literatura infantil paranse.

Nos dois formatos, Juraci canta música de Rui Barata, declama poemas de sua autoria e faz uma homenagem ao príncipe dos poetas paraenses, Alonso Rocha, da Academia Paraense de Letras. Profª Solange, Coordenadora de Educação Infantil da Escola de Aplicação foi quem nos deu a motivação para a realização deste projeto, ela e todo  a sua equipe na ficha técnica na capa do DVD, acima.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário