terça-feira, 23 de abril de 2013

DOCUMENTARISTA E PESQUISADOR PEDRO MARCELINO ANUNCIA A PRODUÇÃO DE SEU FILME SOBRE A CULTURA CONTEMPORÂNEA NAS METRÓPOLES AFRICANAS





A turma de mestrado em Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade Técnica de Lisboa recebe o Professor, Pesquisador e Documentarista Pedro Marcelino para uma aula aberta e lançamento de novo livro intitulado

 

 'O Novo Paradigma Migratório dos Espaços de Trânsito Africanos'

 

O livro traz à tona o fenômeno da migração e as construções identitárias, dos ideários de desenvlvimento econômico e da própria formulação das politicas migratórias ainda em fase embrionária. O locus escolhido é o arquipélogo de Cabo Verde, apresentado como "um nódulo no sistema migratório global", segundo o autor. Após o epsódio de 11 de setembro, as ações de governo alteraram significativamente o controle das fronteiras europeias e norte-americanas, afetando as possibilidades migratórias dos caboverdeanos, objeto deste estudo. 

Com base nessa experiência, o pesquisador confirma a este colega e pesquisador a produção de um documentário, já em desenvolvimento, sobre a cultura das metrópoles africanas, na oportunidade em que ele percorre vários países e amplia seus estudos nos espaços transnacionais daquele continente.

Durante sua exposição, estiveram presentes os Professores Maria João Militão,  Marcio Freire e o pesquisador Darcel Andrade, todos do ISCSP.   

Foto:  Pedro F. Marcelino e Darcel Andrade para o Uni Escolas Cinema