sábado, 8 de junho de 2013

DOCUMENTÁRIO 'OUTRAS HISTÓRIAS' É BEM RECEBIDO NO KOVA DA MOURA EM LISBOA

NósTORIAS APRESENTA CURTAMETRAGEM 'OUTRAS HSTÓRIAS', dos diretores Darcel Andrade e Wilza Brito,



É Hoje, 8 de junho 2013, logo mais, terei a honra de apresentar e compartilhar o filme curtametragem 'Outras Histórias' aos novos amigos do bairro Kova da Moura, em Lisboa, Portugal, uma parceria entre o ISCSP Cidadania, Moinho da Juventude e Uni Escolas Cinema. O Encontro chama-se "NóStorias", com Cláudia Vaz, Ermelindo Quaresma e comunidade.

'Outras Históras' e 'NóStorias' são histórias que se somam neste planeta do ser cidadão,       com sonhos e atitudes realizadoras. 

 

Dia seguinte



O céu é o limite. Nuvens claras, vento calmo e frio, amigos à nossa espera, e nós... ansiedade. Eu e a antropóloga Claudia Vaz levamos o documentário 'Outras histórias', Wilza Brito e Darcel Andrade, ao espaço Moinho da Juventude do bairro Kova da Moura, em Lisboa. Quem nos recebe é Alex, Kromo di Ghetto, Lord Strike, A sessão foi sucesso; imagem, som e espaço de qualidade, melhor ainda, a roda de conversa após o filme, bem descontraída e com objetividade. Projetos e ideias de parcerias foram plantados e o Uni Escolas Cinema amplia sua contrbuição com outras grandes iniciativas do Moinho da Juventude e ISCSP Cidadania. O filme Outras Históras traz vozes e ações de cidadania na promoção da educação inclusiva para pessoas com necessidades especiais em cadeiras de roda. Música, teatro, dança, esportes são atividades escolhidas por quatro 'cadeirantes' na busca de seus espaços na sociedade. — em Kova M ;)






Esta árvore nos aponta o céu em várias direções e caminha para ele. Como ela, temos várias opções e destinos; decidir é a grande sacada e escolhemos um ou vários [caminhos], e ainda seguramos a corda-bamba do varal que pendura as vestes da vaidade que nos cobre a vergonha. Em tempo de florescer somos árvores, se nos permitirem ser e viver. Para os Plantadores de Sonhos KM: Alex, Kromo di Ghetto, Cláudia Vaz e Lord Strike.


Elielson Almeida é um de meus atores sociais que compõem os 'casts' de meus filmes. 'Atleta de basquete, modelo e bailarino' _ como se define no filme Outras Histórias, ele traz a sua experiência de vida e nos dá uma aula de perseverança, superação e aponta caminhos para pensarmos uma cidadania mais justa para as pessoas com necessidades especiais; traz à tona as questões sobre acessibilidade, não somente a acessibilidade física e geográfica de rampas e ambientes adaptados, mas a acessibilidade atitudinal do ser cidadão, de gestores sociais e educacionais de viabilizarem  políticas públicas de acessibilidade como um todo a essa demanda na promoção da inclusão social.


Eles acordam cedo para uma partida de basquete e caminham para o ginásio de esportes entre ruas esburacadas cheias de obstáculos.




Mayrla Andrade é balarina e adaptou sua casa no bairro da Cidade Nova, grande Belém, e recebe semanalmente os amigos bailarinos do seu Grupo de Dança. Todos eles já ganharam prêmios em festivais de dança nas categorias solo, dupla e conjunto. Juninho, centro, forma Pas de Deux com outras bailarinas e arranca aplausos em seu número; todos, cada um com seus estilos e coreografia. Abaixo, Elielson apresenta sua performance pelas lentes do filme em filtro poético de Sávio Palheta, efeito na edição final da fotografia de Darcel Andrade, que operou câmera.




Lord Strike e Kromo di Ghetto comentam o filme e apontam os projetos que o Kova da Moura já desenvolve, e que vão ao encontro dessas iniciativas audiovisuais, que é o cinema, os documentários.




"É isso: Respeitar as convicções, ser solidário, comunicar-se... e tantas outras mensagens são colocadas no painel de fundo. Eu, aprendiz, entre os Plantadores de Sonhos  Kromo di Ghetto e Lord Strike.

 

Antropóloga Claudia Vaz:


"De 'Outras Histórias' a 'NóStória'...a minha, a sua, a dele...as nossas, as vossas...Histórias!...todos temos uma! Este é um projeto (melhor, um embrião de projeto) que assenta na narrativa e partilha de histórias. Que tarde tão bem passada! Obrigada :-) 

 

Ao andar pelas ruas do Kova da Moura, deparei-me com um poema de António Gedeão que muito inspira crianças, jovens e adultos [foto no cartaz]. E como eu também tenho em memória outro [poema] deste autor, e que muito me inspira, aqui o apresento como agradecimento pelo convite recebido:

"Eles não sabem que o sonho
é uma constante na vida
tão concreta e definida
como uma coisa qualquer

Eles não sabem e nem sonham
que o sonho comanda a vida
e que quando o homem sonha
o mundo pula e avança
como uma bola colorida
entre as mãos de uma criança"

António Gedeão