domingo, 21 de abril de 2013

JOVENS FILMAM O COTIDIANO DE SUAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS E FILME É SELECIONADO EM FESTIVAIS

Exemplo de viabilidade fílmica das histórias de vida. 
http://www.youtube.com/watch?v=NVl1wptZdS4

PROPOSTA DE PAUTA CINECLUBISTA PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA

III CONAPIR será realizada no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília, Distrito Federal, com o tema "Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo".

por Luciano Guimarães de Freitas

Queridos, não sei todos receberam já, mas foi convocada a Conferência Nacional de Cultura, para o dia 26 a 29 de novembro deste ano.

Lembro da importância de tentarmos não bater a data da Jornada com esta Data, pois diversos cineclubes possivelmente deve estar participando da Conferência.

Por outro lado, seria interessante, que possamos em todos os Estados e Municípios que tem cineclubes, possamos articular os militantes para levarem propostas para os âmbitos municipais e estaduais, nas conferências, que possam contemplar o cineclubismo, bem como a Entidades Estaduais de Cineclubes, bem como o Movimento Nacional, pode provocar aqui na Lista, um debate de propostas do cineclubismo para a Conferência Nacional de Cultura.

Segue o link da Convocação e tem lá também o Regimento Interno.

Acredito que como ocorreu no ES durante elaboração do Plano Estadual, onde após articulações, temos 05 cineclubistas dentro do Fórum Estadual de Cultura, como representantes de cinco territórios, e estamos também em conversas e articulações com outros segmentos, fortalecendo o conjunto das propostas, podemos através das outras regiões, com apoio do Movimento Nacional, articular o fortalecimento de propostas para a Conferência Nacional.

Bem, como , se tivermos um número consistente de Cineclubistas representando os Municípios e os Estados, vamos conseguir ter uma maior consistência de defesa das Propostas Cineclubista na Conferência Nacional.

Ocorrendo a Jornada Nacional antes, proponho até que possamos ter um Grupo de Trabalho, um momento de debate sobre as propostas dos Estados nas Conferência Estaduais, que possam ser compartilhadas pelos Estados para o Movimento Nacional.

Lembrando, as Conferências Estaduais devem se iniciar até julho deste ano.

Saudações Cineclubistas!

Aproveito para divulgar o manifesto da Região Noroeste do Espírito Santo, que defende o fomento de políticas públicas para a cultura nos municípios, sendo que entendemos que se os municípios não criarem os seus Sistemas Municipais de Cultura, o Sistema Nacional e os Estaduais serão incompletos.

Segue link da Petição e Abaixo Assinado, contamos com todos. Lembro que após assinarem no Site Petição Pública, receberam um e-mail para validação da assinatura. (Costuma este e-mail vir para caixa de spam)

MANIFESTO CULTURAL - JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2013N39436

AUDIOVISUAL É PAUTA EM ENCONTRO COM A MINISTRA DA CULTURA MARTA SUPLICY Avanços


Notícias em destaque
por Rosangela, Grupo de Profissionais do Cinema Brasil

Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria AudiovisualA ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou na tarde desta sexta-feira, 19 de abril, da 17ª reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, realizada no escritório da ANCINE, no Rio de Janeiro. Além da ministra, estiveram presentes Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE; Glauber Piva e Rosana Alcântara, diretores da ANCINE; Leopoldo Nunes, secretário do Audiovisual do MinC; Luciane Gorgulho, do BNDES; Vera Carvalho, do BRDE; e, como representantes da indústria audiovisual, Frederico Machado, Maurício Ramos, Mauro Garcia e Roberto Moreira.

No encontro foram discutidas as ações propostas e o regulamento geral do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual – PRODAV, que será lançado este ano; o Relatório de Gestão de 2012 do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual); e o balanço das linhas de investimento do Fundo.

Parte do esforço para transformar o Brasil num centro produtor e programador de conteúdos com relevância internacional, como está previsto no Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual, o PRODAV tem como objetivos: expandir a produção independente; desenvolver arranjos produtivos regionais; induzir o crescimento do mercado de TV paga e de vídeo sob demanda, fortalecendo as programadoras brasileiras; estimular o mercado de licenciamento de conteúdos para TV, Internet e celulares; promover um ambiente de inovação, concorrência e parceria entre programadores e produtores; e ampliar a competitividade internacional das empresas brasileiras, especialmente as programadoras.

Para o cumprimento desses objetivos, o PRODAV prevê  sistemas de financiamento que devem funcionar de forma integrada, levando em conta as tendências do mercado, as políticas regulatórias e a organização e planejamento das empresas. O PRODAV envolve um total de investimentos de R$ 2,2 bilhões até 2015.

"Este é um momento muito importante, pois estamos aqui para ouvir as impressões do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual sobre as ações do PRODAV. É fundamental avaliarmos a que ações daremos prioridade ainda em 2013, para que elas aconteçam da melhor maneira possível e tragam bons resultados para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro", afirmou a ministra.

O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, fez um resumo dos módulos e eixos de ação do PRODAV. "Com o PRODAV, estamos sinalizando a disposição do Governo de investir fortemente na indústria audiovisual, para que ela se torne ainda mais pujante e vital, envolvendo novos parceiros e levando em conta a necessidade de desenvolvimento regional e de valorização dos profissionais e empresas."

(Texto: Rubia Mazzini
Fotos Julio Kummer)
Abs
Rosangela                          

Enviada por: Rosangela Rocha <rorocha36@hotmail.com> (by way of )

ENCONTRE OS PROFISSIONAIS: http://cinemabrasil.org.br/cadastro/

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Curso de Transferência de Tecnologia na Universidade Técnica de Lisboa
Veja link      http://www.utl.pt/pagina.php?area=772&clipping=1853