quinta-feira, 18 de abril de 2013


COOPERAÇÃO CIENTÍFICA
Museu Goeldi e Universidade Técnica de Lisboa

http://marte.museu-goeldi.br/museuempauta/index.php?option=com_k2&view=item&id=692:coopera%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADficapera%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica
BRASIL E PORTUGAL
Cooperação Científica entre Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Técnica de Lisboa
inicia com Tese do Pesquisador Darcel Andrade na Estação Cintífica Ferreira Penna, em Caxiuanã, Amazônia - Brasil.



Agência Museu Goeldi - Termos de cooperação técnico-científica entre o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) e a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), através do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, estão sendo discutidos. Entre os itens a serem contemplados estão, além da pesquisa e da formação acadêmica; o intercâmbio de pessoal docente e de estudantes; a realização de projetos conjuntos; e a troca de documentação e informação.
A convite da Universidade Técnica de Lisboa, a Dra. Graça Ferraz fez conferência em fevereiro sobre “Ciência, Saberes e Paisagem na Amazônia”. Durante sua permanência em Portugal, entre 17 e 27 de fevereiro, foram realizadas reuniões de trabalho com as Profas. Dras. Sônia Frias e Catarina Casanova, do Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas da UTL para a discussão de assuntos de interesse comum na área de antropologia. Do trabalho já desenvolvido em parceria, está a orientação de tese de doutorado de autoria de Darcel Andrade acerca da Floresta Nacional de Caxiuanã.
Um seminário internacional programado para novembro de 2013 reunirá em Belém, especialistas do México, Canadá e Moçambique além de especialistas de Portugal em torno de uma discussão acadêmica sobre antropologia ambiental. O seminário terá como fio condutor publicação da Universidade Técnica de Lisboa a ser lançado em breve.
Mais possibilidades - Outra parceria iniciada em 2010 já tem levado pesquisadoras do Museu a Portugal. Em 2010, Márlia Coelho Ferreira, da Coordenação de Botânica esteve na Faculdade de Farmácia, localizada no Pólo das Ciências da Saúde (Pólo III) da Universidade de Coimbra, para tratar de cooperação científica na área de etnobotânica. A discussão dessa cooperação vem sendo tratada no âmbito do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NIT Amazônia Oriental, com o Dr. Jorge Figueira da Divisão de Transferência do Saber, da Universidade de Coimbra.


 Pesquisadoras e Antropólogas Graça Ferraz (Estação Científica Ferreira Penna do MPEG/Brasil ), 
 Catarina Casanova e Sônia Frias (ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa/Portugal)

DIÁLOGO DAS CIVILIZAÇÕES Diplomatas, Embaixadores e a Comunidade Acadêmica se encontram na Universidade Técnica de Lisboa. Homenagem dos povos e dos estudantes são apresentadas em performances como atração cultural do evento, com organização liderada pelo acadêmico Braima Cassami. O ex-Presidente da República de Portugal e ex-Alto Articulador da ONU para Aliança dos Povos Jorge Sampaio marcou presença. No encontro, foi anunciada a assinatura do estatuto que regula a união da UNIVERSIDADE DE LISBOA e UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA, para formar a maior Universidade do país e uma das maiores da Europa __ afirma o Presidente do Istituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa Manuel Meirinho. O Pesquisador em Antropologia Darcel Andrade participou do encontro.

Programação