terça-feira, 7 de maio de 2013

Filme sobre 'memória e justiça'

'GÊNIO INDOMÁVEL' É TEMA NO SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Universidade, Escolas e Comunidades se aproximam em mais uma sessão do Cineclube Pacamão, espaço criado pelo Projeto de Extensão Acadêmica da UEPA Campus Vigia para promoção da Educação Audiovisual e suas implicações socioeducacionais e culturais.

 

Educadores e educandos da Universidade do Estado do Pará e Escolas Públicas, juntos com as Comunidades da cidade de Vigia de Nazaré se mobilizam para assistirem ao filme Gênio Indomável, dirigido por Gus Van Sant, lançado em 1997, com os conhecidos atores Robin Williams e Matt Damon. 

Muito bem escolhido pela equipe do Cine Pacamão, o filme traz à borla grandes temas que provocam discussões acadêmicas e em rodas de conversas, como a genialidade de um jovem e sua capacidade de operá-la [a genialidade] no cotidiano da vida. Traz o filme também a clareza de separar genialidade de conhecimento, bem como as possíveis intervenções de orientação na descoberta de grandes pensadores em busca de oportunidades.

Não somente a matemática é alvo deste filme, mas sua abrangência no campo da cognição e percepção do ser aprendiz, quando gênio descoberto, muitas vezes não sabe lidar com suas próprias emoções, e outros fatores entram a reboque como a psicanalise e estudos correlatos.

Segundo o professor Leandro Alcerito, do colégio Vértice de São Paulo, referindo-se ao filme, diz: "Conhecimento não é tudo. O protagonista é muito bom em matemática, mas em termos emocionais é uma criança de cinco anos. É muito legal perceber como a genialidade não é sinônimo de sucesso. Também é interessante mostrar o intelecto como uma forma de dar valor à sua vida, ao bem-estar. Ele é o típico aluno que pode decorar Shakespeare, mas nunca o sentiu."

Para o Professor de arte, filosofia e sociologia Zilton Salgado: "Perceber como o saber construído pode servir de metáfora, as resoluções dos problemas matemáticos são apresentadas como soluções para problemas da vida, o que às vezes podem ser aplicadas em sala de aula."

É o cinema em favor da educação; é o Uni Escolas Cinema cumprindo seu papel social em parceria com a Universidade do Estado do Pará, Professores e alunos, escolas e comunidades.

Parabéns aos amigos do Cine Pacamão, aos Professores Elielson Figueiredo, Damásia Nascimento, alunos e professores das escolas públicas, Coordenação do Campus universitário de Vigia!