domingo, 21 de abril de 2013

PROPOSTA DE PAUTA CINECLUBISTA PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA

III CONAPIR será realizada no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília, Distrito Federal, com o tema "Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo".

por Luciano Guimarães de Freitas

Queridos, não sei todos receberam já, mas foi convocada a Conferência Nacional de Cultura, para o dia 26 a 29 de novembro deste ano.

Lembro da importância de tentarmos não bater a data da Jornada com esta Data, pois diversos cineclubes possivelmente deve estar participando da Conferência.

Por outro lado, seria interessante, que possamos em todos os Estados e Municípios que tem cineclubes, possamos articular os militantes para levarem propostas para os âmbitos municipais e estaduais, nas conferências, que possam contemplar o cineclubismo, bem como a Entidades Estaduais de Cineclubes, bem como o Movimento Nacional, pode provocar aqui na Lista, um debate de propostas do cineclubismo para a Conferência Nacional de Cultura.

Segue o link da Convocação e tem lá também o Regimento Interno.

Acredito que como ocorreu no ES durante elaboração do Plano Estadual, onde após articulações, temos 05 cineclubistas dentro do Fórum Estadual de Cultura, como representantes de cinco territórios, e estamos também em conversas e articulações com outros segmentos, fortalecendo o conjunto das propostas, podemos através das outras regiões, com apoio do Movimento Nacional, articular o fortalecimento de propostas para a Conferência Nacional.

Bem, como , se tivermos um número consistente de Cineclubistas representando os Municípios e os Estados, vamos conseguir ter uma maior consistência de defesa das Propostas Cineclubista na Conferência Nacional.

Ocorrendo a Jornada Nacional antes, proponho até que possamos ter um Grupo de Trabalho, um momento de debate sobre as propostas dos Estados nas Conferência Estaduais, que possam ser compartilhadas pelos Estados para o Movimento Nacional.

Lembrando, as Conferências Estaduais devem se iniciar até julho deste ano.

Saudações Cineclubistas!

Aproveito para divulgar o manifesto da Região Noroeste do Espírito Santo, que defende o fomento de políticas públicas para a cultura nos municípios, sendo que entendemos que se os municípios não criarem os seus Sistemas Municipais de Cultura, o Sistema Nacional e os Estaduais serão incompletos.

Segue link da Petição e Abaixo Assinado, contamos com todos. Lembro que após assinarem no Site Petição Pública, receberam um e-mail para validação da assinatura. (Costuma este e-mail vir para caixa de spam)

MANIFESTO CULTURAL - JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2013N39436

Nenhum comentário:

Postar um comentário