quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O HOMEM MARAJOARA É ASSUNTO NO MUSEU DO MARAJÓ




'A próxima parada é Cachoeira do Arari', anuncia o fundador e Coordenador do
Coletivo APOENA João Penna. Junto com ele, as apoenenses Fátima Pires, Andrea Scaffi e amigos do grupo Cruzeirinho foram os anfitriões deste realizador e convidados como Ila Costa, João Costa, Andrea Lédo Lemos, Angela Do Céo, e mais os contadores de histórias Andréa Cozzi, Sonia Santos e o poeta marajoara Antonio Juraci Siqueira; todos, foi uma honra tê-los no lançamento do meu livro, editado pela SantMel Editora, do poeta Eduardo Santos. O encarte DVD teve o tratamento com a grife de Sávio Palheta.

Foi uma programação arrojada de atenção, na oportunidade em que pude presenciar o carinho e querência de todos pelo idealizador e criador do Museu do Marajó, padre italiano Giovanni Gallo. Tivemos Roda de Carimbó, roda de conversa, sessão de autógrafo, e sessão do documentário 'É proibido não tocar os saberes no Museu d'O Marajó', do mesmo autor. A atriz Angela do Céo apresentou uma performance alusiva ao tema do livro.

Agradeço o prestígio de amigos da capital que puderam estar presentes, que somaram na contação de histórias para crianças e adultos, performances; presentes também poetas e escritores marajoaras, instituições representadas como a Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Promoção Social; na extensão o Prefeito do Município de Soure Luiz Melo e o ex-Prefeito de Ananindeua Helder Barbalho.

Em nome do Uni Escolas Cinema, mais uma vez agradecemos a acolhida, em especial para a incansável Andrea Scaffi, os apoenas Ivone e músicos, Fátima Pires, Ronaldo e Cilene, Coral, Tim e grandes amigos. Os artesãos Ronaldo e Cilene nos deram uma aula de como moldar uma peça de cerâmica em seu ateliê marajoara, e Juraci Siqueira deu um show. Obrigado pela acolhida!

Abraços marajoaras,

com Eduardo Santos e Savio Palheta


Nenhum comentário:

Postar um comentário